quarta-feira, abril 22, 2009

Abril Mil...




Um apelo à participação de todos nesta data que mais do que nunca vale a pena lutar...

No dia 25 de Abril de 1974, um movimento de militares derrubou um regime fascista e colonialista, repressivo, racista, machista, homofóbico e orientado por muitas outras violações dos direitos humanos. Desde então foram restabelecidas – em maior ou menor grau, com maior ou menor celeridade – a independência das colónias, as liberdades de associação, de expressão, de imprensa... Mas muitas discriminações absurdas subsistem nos quotidianos vividos, em leis e regulamentos, em manuais, em comportamentos e hábitos, nas mentalidades e discursos.

Todos os anos a data é assinalada com uma marcha, uma manifestação plural onde se encontram várias vontades de concretização das muitas possibilidades que Abril permitiu sonhar. Porque o combate às discriminações se faz, tanto na nossa cabeça como na rua, porque essa luta é transversal e solidária, porque queremos criar sinergias maiores que a soma das partes, PORQUE COM DIREITOS TOD@S GANHAMOS. Para que não pensem que consentimos quando nos calamos, este ano vári@s cidadã(o)s e associações de diversas áreas de intervenção social, cultural e política coordenam entre si a participação no evento. E como as discriminações só parecem fazer sentido até (nos) (re)conhecermos na 'pessoa-ao-lado' convidamos tod@s a participar nesta grande festa pelas Liberdades (as conquistadas, que importa manter, e as que estão por conquistar).


Dia 25 de Abril, às 15h, encontra-te connosco no Marquês de Pombal, em frente à Varig.Vem fazer a tua manifestação com as nossas! EM ABRIL, POR DIREITOS MIL!

não te prives - Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais

Associação de Apoio ao/à Estudante African@
Associação Lusofonia, Cultura e Cidadania
Associação Caboverdeana de Lisboa
Associação de Melhoramentos e Recreativa do Talude
Casa do Brasil de Lisboa
Clube Safo
GAFFE - Grupo A Formiga Fora da Estrada
Marcha Mundial das Mulheres
Panteras Rosa
poly_portugal
SERES
Solidariedade Imigrante - Associação para a Defesa dos Direitos d@s Imigrantes
SOS Racismo
UMAR